quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Bancada da Bíblia x Comunidade do Axé: A Guerra Legislativa Contra as Religiões de Matrizes Africana

 

q

Por: Ògan Assogbá Luiz Alves 

Nos corredores do Congresso Nacional, uma guerra silenciosa é travada diariamente: de um lado, a chamada “Bancada da Bíblia”, composta majoritariamente por parlamentares evangélicos neo-pentecostais, que propõem leis para restringir sacrifícios animais, proibir cultos em áreas residenciais e enquadrar nossos rituais como “atos de magia negra”. Do outro, uma ala, formada por deputados e senadores simpatizante ou  aliados às religiões de matriz africana, que lutam por direitos, reconhecimento e proteção legal. Ate hoje a Comunidade Afro Religiosa não conseguiu eleger um deputado reconhecidamente do Axé! Inclusive o Estado da Bahia majoritariamente negro e berço da casas mais tradicionais de  Axé  e o Rio Grande do Sul Estado onde segundo pesquisas possui o maior número de casas de Axé de diversas raízes, entre elas o Batuque.


Em 2023, foram protocolados 17 projetos de lei com viés de intolerância religiosa — 12 deles por parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica. Enquanto isso, a Frente Parlamentar em Defesa das Religiões de Matriz Africana luta para que  Laicidade do Estado seja respeitada e que não seja imposto um Estado teocrático no Brasil. Sempre nos falaram que religião é política não se misturam e só  nós acreditamos nisto e enquanto a Comunidade Afro Religiosa não mudar seu pensamento continuaremos ver crescer  nas casas de leis, desde as Câmaras de Vereadores até o Congresso Nacional as bancadas da biblia e todos sem exceção aprovando projetos de leis que cerceiam nossa liberdade de existir em nossa fé. Estamos nos aproximando de um ano eleitoral e muitos serão o que aparecerão se dizendo nossos aliados, mas que quando precisamos dos mesmos em nossas lutas nunca se fizeram presentes. Portanto é  preciso ficarmos atentos na próximas eleições, principalmente aos que chegarão com as soluções dos problemas que nunca viveram ou mesmo se interessaram. Precisamos começar a construirmos barreiras contra os oportunistas que só aparecem de quatro em quatro anos e apoiar de fato quem sempre esteve ao nosso lado na luta. Vejam quem esteve na luta, quem apoiou e principalmente quem pôs a carreira à tapa.

A VIDA NO AXÉ TAMBÉM É UM ATO POLÍTICO!

Que os Orixás nos iluminem – e nos lembrem sempre que a força do nosso povo está na união. 

Axé!

*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$25,00 (vinte e cinco reais)*

CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR

  https://apoia.se/projetoonibode



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.