sábado, 17 de maio de 2025

Conferência Regional de Igualdade Racial do Entorno Oeste de Goiás discute Justiça, Democracia e Reparação

 

Evento reúne Lideranças Religiosas, Autoridades e Comunidade em Debates por Políticas Antirracistas  

Águas Lindas de Goiás, 17 de maio de 2025 – Teve início na sexta-feira (16/05) a Conferência Regional de Igualdade Racial do Entorno Oeste de Goiás, realizada no IFG - Campus Águas Lindas de Goiás, com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e religiosas, além de representantes dos municípios da região. O evento, que seguiu com plenárias e grupos de trabalho (GTs) neste sábado (17/05), visa fortalecer políticas públicas de combate ao racismo e promoção da igualdade racial.  

Participam da Conferência os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás e Santo Antônio do Descoberto. A abertura contou com a presença de importantes nomes do movimento negro e das religiões de matriz africana, como Mãe Baiana de Oyá (Coordenadora da RENAFRO Centro-Oeste), Michael Felix -  (Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Igualdade Racial de Goiás), Mãe Déia Talamugongo (Presidenta da ATRACAR-GO) e Dra. Núbia Bragança,( advogada e professora) e membros dos vizinhos que compõe a Rede do Entorno Oeste de Goiás.  

A organização do evento ficou a cargo de Mãe Vilcilene de Jagun, Yialorixá e professora, que também preside o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Águas Lindas de Goiás. Em sua fala, ela destacou a importância do encontro para articular ações regionais contra o racismo estrutural e em defesa dos direitos das comunidades tradicionais.  

Trabalhos em grupo e aprovação de propostas  

No sábado,os trabalhos começaram com uma apresentação cultural de voz e violão com o Professor Henrique que brindou os presentes com obras de sua autoria, depois oo Professor Michael Felix brindou os participantes com uma palestra sobre Racismo e suas consequencias. Apos a palestras e informes os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho (GTs) para discutir propostas em três eixos temáticos:  

1. Justiça – Discutiu-se o acesso à justiça para vítimas de racismo, a criminalização da intolerância religiosa e a garantia de direitos para povos de terreiro.  

2.Democracia – Foram debatidas estratégias para ampliar a participação política da população negra e fortalecer conselhos de igualdade racial.  

3. Reparação – O grupo abordou políticas de reparação histórica, como cotas raciais, titulação de terras quilombolas e apoio a empreendedores negros.  

Após as discussões, as propostas serão levadas à plenária para votação e consolidação no documento final, que será encaminhado às instâncias estaduais e federais.  

Participação estudantil e encerramento


O evento contou com a presença de alunos do IFG - Campus Águas Lindas, que participaram ativamente dos debates, reforçando a importância da educação no combate ao racismo. A Conferência seguiu durante todo o sábado, encerrando-se com a leitura das propostas aprovadas e o compromisso das lideranças em dar continuidade às discussões.  

A Conferência Regional serve como preparação para as etapas estadual e nacional, reforçando a necessidade de políticas públicas efetivas para a promoção da igualdade racial no Brasil.  

Axé a todos que mantêm viva a chama dos Orixás!

*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$25,00 (vinte e cinco reais)*

CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR

https://apoia.se/projetoonibode


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.