domingo, 5 de maio de 2024

 SABEDORIA DOS CONTOS AFRICANOS E AMERÍNDIOS ENCANTA A COMUNIDADE EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

Por Ògan Luiz Alves PROJETO ONÍBODÊ 


Águas Lindas de Goiás, 05 de maio de 2024 - Hoje, o Ilê Asę Jagun Onigbejá Ti Òsun (Mãe Vilcilene) foi palco de um evento cultural encantador, que reuniu a comunidade em torno da riqueza das tradições africanas e ameríndias. Sob o tema "Sabedoria dos Contos Africanos e Ameríndios - Contação de Histórias para Crianças", a manhã foi repleta de histórias inspiradoras e envolventes, transmitidas por habilidosos contadores.


O evento, que contou com a participação de um público diversificado, teve como destaque as narrativas de Abaré e Olukwê, trazidas à vida pela Professora e contadora de histórias Eva Vilma, e pela Iyálórisá, Professora e contadora de histórias Mãe Vilma de Odé, respectivamente. Através desses relatos ancestrais, as crianças e adultos presentes puderam mergulhar em universos mágicos, repletos de ensinamentos e valores transmitidos ao longo de gerações.

Após a emocionante sessão de contos, os participantes tiveram o prazer de desfrutar de uma deliciosa Galinhada do Amor, proporcionando momentos de confraternização e troca de experiências entre os membros da comunidade.



Para Mãe Vilcilene, a idealizadora do evento, a importância de preservar e compartilhar essas narrativas é fundamental para manter viva a essência e a identidade cultural dos povos africanos e ameríndios. "É através dos contos que transmitimos nossa história, nossa sabedoria, nossos valores. É essencial que as novas gerações tenham acesso a essas tradições, para que possam compreender e valorizar a riqueza de nossa herança cultural", destacou.









O evento "Sabedoria dos Contos Africanos e Ameríndios" não apenas celebrou a diversidade cultural, mas também fortaleceu os laços comunitários e promoveu o respeito e a valorização das tradições ancestrais. Que iniciativas como essa continuem a florescer, inspirando e enriquecendo as futuras gerações com a beleza e a sabedoria dos contos africanos e ameríndios. O evento é uma realização do Coletivo de Iyás, idealizado pelo Instituto Rosa dos Ventos com fento do Ministério da Cultura.

,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.