segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

9º Encontro Inter Religioso e Saúde Mental: União e Tradição no Ilê Oyá Bagã


Por Ògan Assogbá Luiz Alves


No último domingo, 19 de janeiro, o Ilê Oyá Bagã, sob a direção de Mãe Baiana de Oyá, foi palco de um evento marcante em Brasília: o 9º Encontro Inter Religioso e Saúde Mental. O evento, que reuniu a comunidade afro-religiosa e diversas autoridades, trouxe um vibrante mix de cultura, fé e diálogos enriquecedores.

Recepção com Orquestra de Berimbaus 



Os participantes foram calorosamente recebidos por uma  ORQUESTA DE BERIMBAUS- B.E.C.A. BALAIO ESCOLA DE CAPOEIRA ANGOLA.composta por mulheres capoeiristas, Angolas, que deu o tom de acolhimento e celebração para o dia. 

Início com Cortejo de Entrega da Comida de Seu Caboclo Sete Flechas










O evento começou com um cortejo que honrou Seu Caboclo Sete Flechas, trazendo a entrega da comida sagrada e envolvendo todos em um ato de devoção e respeito às tradições.

Mesa de Abertura






























A abertura oficial contou com a presença da Diretora Luzi  Borges  (representando a Min. Da Igualdade Racial Aniele Franco),  A Doutora Ângela Santos Delegada  da DECRIM - DF, o Sr, João Jorge Presidente da Fundação Cultural Palmares,  o Sr Leandro Grass Presidente do IPHAN NACIONAL, Sr. Cleyton Presidente da FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, Sra Selma Dealdina representando A MARCHA NACIONAL DAS MULHERES NEGRAS 2025  Iyá Luzinete representando a RENAFRO NACIONAL e o  COLETIVO DAS IYÁS –DF–ENTORNO, Mãe Cícera da Oxum representando o INSTUTO ROSA DOS VENTOS,  Sra Salette Aquino  representando a URE –INTER RELIGIOSO, Henrique Galrão representando o Ministério da Saúde, Sra Daniela Galaça respresentando a SECRETARIA DE SAÚDE DO DF, As falas destacaram a importância da valorização das RELIGIÕES DA MATRIZES AFRICANAS e cultura afro-brasileira da união entre diferentes vertentes religiosas para a promoção da saúde mental em busca de POLÍTICAS PÚBLICAS voltada para este público.

Roda de Conversa ao Pé do Pau Brasil



Após a mesa de abertura, a tradicional roda de conversa aconteceu ao pé do Pau Brasil, doado pelo Bispo de Brasília em solidariedade ao incêndio criminoso que devastou o Ilê Oyá Bagã. Foi um momento de diálogo profundo sobre resiliência e reconstrução.

Visita ao Memorial



Os presentes visitaram o memorial onde puderam conhecer a história do incêndio e ver os artefatos religiosos destruídos, perpetuando a memória do trágico episódio e a força da comunidade na sua superação.

Apresentação Cultural e Almoço






O grupo Sambadeiras de Roda-DF, animou a todos com sua apresentação cultural, seguida por um lauto almoço, promovendo a confraternização entre os participantes.



Batizado e Certificação de Capelães






A tarde foi marcada por um batizado realizado pelos novos capelães e capelãs, que foram certificados durante o evento, simbolizando a continuidade e expansão das tradições religiosas. Na ocasião os novos Capelães e Capelãs certificados oficiaram um batizado de um jovem.







Toque em Homenagem a Seu Caboclo Sete Flechas










O evento culminou com o tradicional toque em homenagem a Seu Caboclo Sete Flechas, trazendo outros caboclos e caboclas para atender aos presentes, encerrando o dia com espiritualidade e conexão.

Lançamento do livro

 “ O LEGADO ANCESTRAL DOS TERREIROS DO BRASIL”
Aconteceu também o lançamento do livro multi autoral “ O LEGADO ANCESTRAL DOS TERREIROS DO BRASIL” com a presença de Alessandra Aquino – Diretora Execu

















tiva da pela EDITORA FOLHA DE OURO, com organização de Mãe Baiana de Oyá. 

Feira de Produtores Afro Religiosos




Durante todo o evento, a Feira de Produtores Afro Religiosos incentivou a economia criativa e destacou a produção dos empreendedores afro e da comunidade afro religiosa de Brasília e Territórios, reforçando a importância da sustentabilidade e do apoio mútuo.


Realização e Apoio:

O evento teve apoio de: Ilê Axé Oya Bagan, Renafro, URI Brasilia, Projeto Onibodê,  FOAFRO-DF, Brasilidade Negra, Bara Comunicação,  Coletivo DEFENSORES DO AXÉ, secretaria de Saúde DF e Secretaria de Relações Institucionais DF

O Projeto Oníbodê esteve presente, realizando transmissões ao vivo dos momentos mais importantes, garantindo que a tradição e a cultura sejam compartilhadas com um público ainda maior.

Este evento não apenas celebrou as tradições afro-brasileiras, mas também promoveu um espaço de cura e fortalecimento comunitário, demonstrando o poder da união e do respeito mútuo.

OBS. SEGUE OS LINKS DAS TRANSMISSÕES AO VIVO DO EVENTO








*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$20,00 (vinte reais)*

CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR

https://apoia.se/projetoonibode

Um comentário:

  1. Parabéns pelo grande trabalho meu irmão. Foi um encontro lindo e muito bem registrado. Gratidão!

    ResponderExcluir

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.