Por Ògan Assogbá Luiz Alves
No último domingo, 19 de janeiro, o Ilê Oyá Bagã, sob a direção de Mãe Baiana de Oyá, foi palco de um evento marcante em Brasília: o 9º Encontro Inter Religioso e Saúde Mental. O evento, que reuniu a comunidade afro-religiosa e diversas autoridades, trouxe um vibrante mix de cultura, fé e diálogos enriquecedores.
Recepção com Orquestra de Berimbaus
Os participantes foram calorosamente recebidos por uma ORQUESTA DE BERIMBAUS- B.E.C.A. BALAIO ESCOLA DE CAPOEIRA ANGOLA.composta por mulheres capoeiristas, Angolas, que deu o tom de acolhimento e celebração para o dia.
Início com Cortejo de Entrega da Comida de Seu Caboclo Sete Flechas
O evento começou com um cortejo que honrou Seu Caboclo Sete Flechas, trazendo a entrega da comida sagrada e envolvendo todos em um ato de devoção e respeito às tradições.
Mesa de Abertura
A abertura oficial contou com a presença da Diretora Luzi Borges (representando a Min. Da Igualdade Racial Aniele Franco), A Doutora Ângela Santos Delegada da DECRIM - DF, o Sr, João Jorge Presidente da Fundação Cultural Palmares, o Sr Leandro Grass Presidente do IPHAN NACIONAL, Sr. Cleyton Presidente da FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, Sra Selma Dealdina representando A MARCHA NACIONAL DAS MULHERES NEGRAS 2025 Iyá Luzinete representando a RENAFRO NACIONAL e o COLETIVO DAS IYÁS –DF–ENTORNO, Mãe Cícera da Oxum representando o INSTUTO ROSA DOS VENTOS, Sra Salette Aquino representando a URE –INTER RELIGIOSO, Henrique Galrão representando o Ministério da Saúde, Sra Daniela Galaça respresentando a SECRETARIA DE SAÚDE DO DF, As falas destacaram a importância da valorização das RELIGIÕES DA MATRIZES AFRICANAS e cultura afro-brasileira da união entre diferentes vertentes religiosas para a promoção da saúde mental em busca de POLÍTICAS PÚBLICAS voltada para este público.
Roda de Conversa ao Pé do Pau Brasil
Após a mesa de abertura, a tradicional roda de conversa aconteceu ao pé do Pau Brasil, doado pelo Bispo de Brasília em solidariedade ao incêndio criminoso que devastou o Ilê Oyá Bagã. Foi um momento de diálogo profundo sobre resiliência e reconstrução.
Visita ao Memorial
Os presentes visitaram o memorial onde puderam conhecer a história do incêndio e ver os artefatos religiosos destruídos, perpetuando a memória do trágico episódio e a força da comunidade na sua superação.
Apresentação Cultural e Almoço
O grupo Sambadeiras de Roda-DF, animou a todos com sua apresentação cultural, seguida por um lauto almoço, promovendo a confraternização entre os participantes.
Batizado e Certificação de Capelães
A tarde foi marcada por um batizado realizado pelos novos capelães e capelãs, que foram certificados durante o evento, simbolizando a continuidade e expansão das tradições religiosas. Na ocasião os novos Capelães e Capelãs certificados oficiaram um batizado de um jovem.
Toque em Homenagem a Seu Caboclo Sete Flechas
O evento culminou com o tradicional toque em homenagem a Seu Caboclo Sete Flechas, trazendo outros caboclos e caboclas para atender aos presentes, encerrando o dia com espiritualidade e conexão.
Lançamento do livro
“ O LEGADO ANCESTRAL DOS TERREIROS DO BRASIL”
Aconteceu também o lançamento do livro multi autoral “ O LEGADO ANCESTRAL DOS TERREIROS DO BRASIL” com a presença de Alessandra Aquino – Diretora Execu
tiva da pela EDITORA FOLHA DE OURO, com organização de Mãe Baiana de Oyá.
tiva da pela EDITORA FOLHA DE OURO, com organização de Mãe Baiana de Oyá.
Feira de Produtores Afro Religiosos
Durante todo o evento, a Feira de Produtores Afro Religiosos incentivou a economia criativa e destacou a produção dos empreendedores afro e da comunidade afro religiosa de Brasília e Territórios, reforçando a importância da sustentabilidade e do apoio mútuo.
Realização e Apoio:
O evento teve apoio de: Ilê Axé Oya Bagan, Renafro, URI Brasilia, Projeto Onibodê, FOAFRO-DF, Brasilidade Negra, Bara Comunicação, Coletivo DEFENSORES DO AXÉ, secretaria de Saúde DF e Secretaria de Relações Institucionais DF
O Projeto Oníbodê esteve presente, realizando transmissões ao vivo dos momentos mais importantes, garantindo que a tradição e a cultura sejam compartilhadas com um público ainda maior.
Este evento não apenas celebrou as tradições afro-brasileiras, mas também promoveu um espaço de cura e fortalecimento comunitário, demonstrando o poder da união e do respeito mútuo.
OBS. SEGUE OS LINKS DAS TRANSMISSÕES AO VIVO DO EVENTO
*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$20,00 (vinte reais)*
CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR













Parabéns pelo grande trabalho meu irmão. Foi um encontro lindo e muito bem registrado. Gratidão!
ResponderExcluir