quarta-feira, 24 de julho de 2024

**Invasão Policial em Terreiro de Pai Anderson: Mais um Caso de Violência e Intolerância Religiosa em Planaltina-DF**

Por Ògan Assobá Luiz Alves/PROJETO ONÍBODÊ 

Ontem, um episódio lamentável de violência e intolerância religiosa ocorreu no terreiro de Pai Anderson, em Planaltina-DF, anteriormente dirigido por Mãe Cléia de Iyemonjá. O incidente começou quando um jovem, que estava nas.proximidades  do terreiro junto com amigos, foi abordado por um policial em uma motocicleta para uma revista. O rapaz já algemado tentou uma.fuga e entrou no terreiro, por ser irmão carnal do babalorixá do local Assustado, o rapaz correu para dentro do espaço sagrado, sendo seguido pelo policial.

DECLARAÇÃO DA PESSOAS QUE ESTAVA EM FUNÇÃO NO ILÊ E PRESENCIOU O FATO

A invasão policial resultou em uma agressão física ao jovem, que já estava algemado quando entrou no terreiro. A segundo estemunhas rapaz estava ensanguentado e, ao verem a situação, membros do terreiro e o próprio Pai Anderson intervieram em defesa do jovem, expulsando o policial do local. Em resposta, o policial chamou reforços, e diversas viaturas se dirigiram ao terreiro. Todos os presentes, incluindo aqueles que estavam recolhidos para obrigações religiosas, foram conduzidos à 16ª Delegacia de Planaltina para prestarem depoimentos. 

Os relatos dos presentes indicam um comportamento profundamente desrespeitoso e agressivo por parte dos policiais, que teriam proferido palavras de intolerância e ódio, como "abre essa porra", "isso aqui é macumbão", e "casa do demônio essa desgraça". Os policiais pularam o muro e invadiram inclusive os roncós. Esse episódio não é um caso isolado, mas parte de um padrão alarmante de violência policial e intolerância religiosa que afeta, principalmente, as comunidades afro-brasileiras e periféricas.


O medo de se tornar mais uma estatística de violência policial é uma realidade constante para os brasileiros, especialmente para aqueles que são pobres, pretos e vivem nas periferias. Este episódio reflete a urgência de um debate sério sobre a violência policial e a intolerância religiosa no Brasil, destacando a necessidade de proteção e respeito aos espaços sagrados das religiões de matrizes africanas.

ASSISTA A DECLARAÇÃO DE PAI UANDERSON SOBRE O OCORRIDO EM SEU ILÊ!


A comunidade espera que as autoridades tomem medidas rigorosas para investigar o ocorrido e garantir que episódios de violência e intolerância como este não se repitam. É essencial que os direitos humanos e a liberdade religiosa sejam respeitados, assegurando que todos possam praticar suas crenças sem medo de repressão ou violência. Deixando bem claro que nossa fala é em defesa e preservação do ESPAÇO SAGRADO.


*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$15,00 (quinze reais)*

CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR

https://apoia.se/projetoonibode 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.