quinta-feira, 14 de março de 2024

Dom Waldir Calheiros o Bispo sem medo que fez a Opção Preferencial Pelos Pobres!


Foto: Ògan Luiz Alves/PROJETO ONÍBODÊ 

Em minha infância e adolescência tínhamos no Morro do Batista em Resende - RJ, uma vizinha maravilhosa chamada Dona Conceição, ela era a cozinheira do Bispo Don Waldir Calheiros e sempre quando ia lá em casa assitir tv nos falava das ações do Bispo Don Waldir. O tempo passou e quando fui trabalhar no Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda como fotógrafo da entidade, com o compromisso de acompanhar Juarez Antunes o Presidente do Sindicato, as histórias sobre o Bispo confirmaram. Ele era uma pessoa excepcional, com uma humanidade ímpar. Dom Waldir junto com Dom Mauro Morelli, Dom Pedro Casaldaglia, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara entre outros a revelia do Vaticano fizeram a OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS POBRES , que resultou na TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. Não só conheci como presenciei algumas histórias deste grande homem, que quando começava a chegar a data de negociação salarial dos funcionários da CSN ele ordenava as Igrejas sob sua jurisdição que arrecadassem e estocassem alimentos para que servissem para as famílias dos grevistas em caso de necessidade e até mesmo para os trabalhadores em greve que estivessem em ocupação da CSN. Entre tantas histórias vou destacar duas. Durante o dissídio salarial, a empresa fez com que toda a diretoria do Sindicato fosse presa,  não demorou muito ao saber das prisões Dom Waldir se dirigiu a delegacia de Volta Redonda querendo conversar com os detidos. O delegado relutante não queria deixar que o mesmo visitasse os diretores detidos.
Foto: divulgação 

 Dom Waldir impôs sua autoridade eclesiástica e foi conduzido até a cela, chegando lá exigiu que a cela fosse aberta, pois ela se recusava a ficar conversando pelas grades da cela. Então muito a contra-gosto o delegado abriu a cela, assim que o bispo entrou o delegado voltou a encadear a cela deixando o bispo conversando com a diretoria, quando o delegado achou que já havia terminado o tempo da "visita" foi lá para pedir para o bispo se retirar, foi então que ouviu atônito do bispo que ele não iria se retirar, pois o delegado também o havia prendido na cela, o delegado disse que não que não o havia prendido, aí Dom Waldir lhe perguntou, quando entrei vc não trancou a cela!? Então você me prendeu aqui e só vou sair quando meus meninos saírem. Isso gerou uma loucura na cidade, pois a notícia de que o delegado havia prendido o bispo correu como um rastilho de pólvora enchendo a rua em frente a delegacia de carolas e demais religiosos.
A outra história foi quando o exército assassinou os três operarios da CSN: Walmir, Barroso e William na greve de 1988. A cidade estava consternada após o ato covarde do exército que resultou no assassinatos três operários. Dom Waldir então mais uma vez mostra sua autoridade e carisma, convocando toda cidade um abraço em volta da CSN, toda a cidade aderiu ao chamamento e quem conhece Volta Redonda sabe da extensão da CSN, pois toda ela foi contornada tendo inclusive sobrado muitas pessoas. Foi um ato de coragem da cidade que se vez presente mais uma vez quando o exército em sua saída da CSN e da cidade teve de passar por um corredor formado pelos habitada cidade que expulsou o exército da cidade sob vaias. Este era o grande homem que dava orgulho a quem o conheceu. Quando estive recentemente em V.R. tive de ir até a sua estátua lhe render uma homenagem. Fui prestar uma HOMENAGEM AO BISPO SEM MEDO! Lembranças de um tempo de lutas e coragem!
Ògan Luiz Alves/PROJETO ONÍBODÊ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.