terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa


O "Dia Nacional de Combate a Intolerância Relógio", 21 de janeiro, instituído pela Lei Federal n° 11.635/2007,  terá a realização de evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), juntamente com a URI - United Religions Initiative e a Rede Nacional da Diversidade Religiosa e Laicidade (RENADIR), que lembrará além da data alusiva, também os 22 anos da pauta da "Diversidade Religiosa e Laicidade", na esfera do MDHC. 

A atividade buscara fortalecer compromissos e apontar diretrizes para a implementação de ações e políticas, voltadas a promoção da liberdade de crenças e convicções, o enfrentamento a intolerância e ao racismo religioso, e a defesa da laicidade. 

Informações: 
Data: 21 de Janeiro de 2026
Horário: 14h às 18h
Local: Brasília/DF - Auditório da Controladoria-Geral da União (CGU)
Endereço: SAUS - Quadra 05, Bloco “A”, Edifício MultiBrasil
(Por trás v Cultural e Banco Central)

A programação contará com a participação de atores históricos dos processos iniciais de desenvolvimento das pautas, ex integrantes do. "Comitê Nacional da Diversidade Religiosa", autoridades governamentais e a participação de convidados, lideranças de múltiplas tradições, gestores públicos, pesquisadores e coletivos de direitos humanos, para refletirem sobre os desafios presentes, a estruturação de políticas e a necessidade de ampliação e fortalecimento da defesa da laicidade. 

O encontro irá reafirmar a laicidade do Estado como condição para o florescimento da diversidade religiosa e de convicções, estimulando a corresponsabilidade entre Estado e sociedade civil.

Na esfera do Distrito Federal, este evento fará parte da "10° Semana Distrital alusiva ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa", proposta pela URI, a qual tem integrado um conjunto imenso de organismos, semana esta,  que contará com eventos no Parlamundi da LBV (Dia 19/01) e Ilê Axé Oya Bagan (Dias 24 e 25/01).

Por fim, a organização solicita que as representações religiosas, possam trazer algum símbolo da respectiva fé, criança ou convicção. 

Venha fortalecer a luta pela liberdade de crenças!!!

Que os Orixás nos iluminem – e nos lembrem sempre que a força do nosso povo está na união. 

Axé!

*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$25,00 (vinte e cinco reais)*

CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR

  https://apoia.se/projetoonibode

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.