Por Ògan Assobá Luiz Alves/PROJETO ONÍBODÊ
Na última sexta-feira, o Terreiro de Umbanda Iniciática Casa Luz de Yorimá, dirigido por Mãe Leila na 905 Norte, Plano Piloto em Brasília, foi palco do ato de encerramento do primeiro ciclo de oficinas "Escolas Itinerante de Saberes Tradicionais". A iniciativa, promovida pelo Instituto Rosa dos Ventos com apoio do Ilê Axé Oyá Bagã, com emenda da Senadora Leila e fomento do Ministério da Cultura, reuniu diversas autoridades da Comunidade Afro Religiosa de Brasília e Entorno. Emocionada Mãe Leila nos falou sobre a história do Espaço Sagrado e de como foi designada pelo Sagrado para assumir a casa após Mãe Vera voltar para sua terra natal.
Durante a cerimônia, foram entregues certificados de participação aos Espaços Sagrados que ministraram as oficinas. Todos os presentes destacaram a importância do projeto como um impulsionador de políticas de agregamento e união da comunidade afro-religiosa.
A Deputada Federal Erika Kokay marcou presença no evento, assim como as Griôs Mãe Bete de Iansã (Umbanda) e Mãe Ruth de Ògun (Candomblé), que foram apresentadas como referências por sua constante participação e aconselhamento.
O Ògan Odé Somi (Pai Félix), representando a ATRACAR-GO, discursou sobre os projetos desenvolvidos pela entidade, incluindo a regularização dos terreiros nas cidades do entorno do DF.
O encontro foi concluído com uma deliciosa mesa de iguarias trazidas pelas casas participantes, promovendo um lindo momento de confraternização ao som do Jongo, apresentado pelo grupo Jongo do Cerrado, dirigido pelo jongueiro Apoena Machado.
*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$15,00 (quinze reais)*
CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR
Lindo registro!! Parabéns pelo trabalho sempre impecável! Axé!!! 🙌🙏
ResponderExcluirA benção! Luiz parabéns pelas belíssimas imagens e reportagem. Parabéns por este blog.
ResponderExcluirSua benção, minha mãe, Mãe Leila
ResponderExcluirBenção des meus mais velhes e aes meus mais noves.
Que evento importante para o povo de terreiro, ques fotos mais lindas, só traduzem o axé e a potência que foi!
Vida longa a Escolas Itinerante de Saberes Tradicionais.
Muito bom Ogan Luiz Alves,foi de uma grande importância está primeira etapa das oficinas em breve teremos outra levada
ResponderExcluir