Seu Chapadão, a força do Boiadeiro Sagrado na noite de Águas Lindas de Goiás
Por Ògan Assogbá Luiz Alves-PROJETO ONÍBODÊ
Águas Lindas de Goiás – A casa de Mãe Abadia, um oásis de acolhimento e axé, abriu suas portas para celebrar o tradicional toque em homenagem a Seu Chapadão, Boiadeiro de Mãe Abadia. O evento, marcado pela fé, alegria e simplicidade, reuniu devotos e admiradores em uma noite memorável.
Desde o início, a atmosfera era de pura magia. O calor humano e o aroma do café quentinho no fogão à lenha preparavam os presentes para um momento de profunda conexão espiritual. A roda inicial, ponto de encontro para a chegada de Seu Chapadão e seus convidados, foi precedida por uma defumação que purificou o ambiente, preparando o terreno para as celebrações.
Ao som dos atabaques, a roda se formou e a dança e o canto ecoaram em louvor ao Sagrado. A energia contagiante de Seu Chapadão e seus convidados elevou ainda mais o espírito da festa, contagiando a todos com alegria e devoção.
Após as homenagens iniciais, um delicioso jantar foi servido, com frutas frescas como sobremesa. A simplicidade, marca registrada da casa de Mãe Abadia, se manifestou em cada detalhe, reforçando a importância do Axé e do Amor que ali reinam.
O ponto alto da noite foi a chegada de Seu Chapadão e seus convidados, trajados com suas vestimentas de vaqueiros e boiadeiros. Em meio a danças e cumprimentos, a energia do salão se intensificou, culminando no acendimento da fogueira, símbolo da força e da luz de Seu Chapadão.
A fogueira crepitava, lançando faíscas aos céus e aquecendo a noite fria com seu calor. Embalados pelos sons dos atabaques e pelas vozes dos Ògans, os presentes fizeram seus pedidos de vitórias, amor, prosperidade e novos caminhos, em um momento de profunda comunhão com o Sagrado.
A festa em homenagem a Seu Chapadão, Boiadeiro de Mãe Abadia, transcendeu a celebração religiosa, reafirmando a importância da cultura afro-brasileira como um símbolo de resistência e fé. A energia que emanava da fogueira, das danças e dos cantos transformou uma noite fria em um momento de calor humano e espiritualidade, mostrando a força do Axé que pulsa em Águas Lindas de Goiás.
Que os Orixás nos iluminem – e nos lembrem sempre que a força do nosso povo está na união.
Axé!
*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$25,00 (vinte e cinco reais)*
CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR
Ta lindo
ResponderExcluirEu, Afonso, e família, conhecemos esta casa seu chapadas, ficou muito bom muito lindo, o meu abraço meu e da minha família, Deus abensoi sempre esta casa. Obrigado por um lindo trabalho de todos.
ResponderExcluir