quarta-feira, 9 de outubro de 2024

**De Volta pra Casa: Uma Jornada de Conexão Ancestral**


Por Ògan Assobá Luiz Alves/PROJETO ONÍBODÊ 

O livro *De Volta pra Casa*, escrito por Tata Francisco N'Gunzetala, sacerdote da Nação Angola em Águas Lindas de Goiás, é uma obra que transcende a simples narrativa de uma viagem. Trata-se de um relato profundo sobre a reconexão com Angola, suas paisagens e questões históricas, espirituais e culturais. Para aqueles que se identificam com o Candomblé de Angola, o livro é um convite a percorrer um caminho de volta às raízes, guiado pelas memórias e reflexões do autor.

A obra nos leva a uma transformação, alterando nossa percepção sobre o que supomos saber, principalmente sobre nós mesmos. Para os que se encontram na diáspora africana e nas religiões de matriz africana, a leitura oferece um relato tocante sobre a "dupla volta para casa": a Angola ancestral e a diáspora contemporânea. Tata N'Gunzetala nos mostra que para compreendermos plenamente nosso lugar neste fluxo, é preciso retornar à casa ancestral e entender como nossa história moldou o presente, tanto na África quanto no Brasil.

O olhar sensível e respeitoso do autor revela as continuidades e semelhanças entre a Angola moderna e o Brasil atual, destacando os desafios políticos, a perda de referências ancestrais e as dificuldades de preservação das tradições. No entanto, o livro também aponta para as possibilidades de reconstrução conjunta entre os dois países, apesar do passado colonial. O olhar de Tata N'Gunzetala não é exotizante, mas busca desvelar as sequelas do colonialismo ainda presentes, sugerindo que ambos os países, Angola w e Brasil, podem se articular na reconstrução dos laços que a colonização tentou romper.

A generosidade da obra se manifesta ao alertar sobre os perigos dos olhares estereotipados sobre a África e ao oferecer dicas práticas para quem deseja conhecer Angola. *De Volta pra Casa* é mais do que um li lávro de viagem; é uma reflexão profunda sobre identidade, história e espiritualidade africana.

A obra de Tata N'Gunzetala nos convida a uma jornada de autodescoberta, conectando passado e presente, África e diáspora. Suas palavras nos lembram da importância de preservar e reconstruir os laços ancestrais que, apesar das adversidades históricas, continuam vivos e vibrantes na cultura afro-brasileira e no Candomblé. Estiveram presentes diversas personalidades da Comunidade Afro Religiosa de Brasília e Territórios, bem como personalidades políticas e do Movimento Negro e Afro Cultural de Brasília e Territórios.


Na ocasião também foi exibido o documentário *Zungueiras a Força que Nunca Acaba* de autoria da Jornalista e Documentarista angolana Marisol Kadiegy, no hall de entrada uma linda exposição fotógrafo a que retratam a viagem de Tata Francisco N'Gunzetala e diversos objetos e máscaras que o mesmo trouxe de Angola.

*APOIE, DIVULGUE E INCENTIVE O ONÍBODÊ (O PORTEIRO) por uma comunicação ANTI-FACISTA, ANTI-RACISTA e de apoio à Nossa Comunidade Negra e Afro Religiosa com doações a partir de R$20,00 (vinte reais)*

CLIQUE NO LINK ABAIXO PRA APOIAR

https://apoia.se/projetoonibode

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.