domingo, 27 de outubro de 2024

A Festa de Dona 7 Encruzilhadas: Tradição e Espiritualidade na Ordem Iniciática do Cruzeiro do DF

Por Ògan Assobá Luiz Alves - PROJETO ONÍBODÊ

No último fim de semana, a Ordem Iniciática do Cruzeiro do DF (OICD-DF), sob a liderança de Mãe Leila, foi palco de uma das celebrações mais aguardadas pela comunidade afro religiosa de Planaltina: a festa tradicional de Dona 7 Encruzilhadas. O evento, que reúne fé, devoção e a força dos ancestrais, trouxe à tona a importância dos rituais e da espiritualidade que permeiam a prática da Umbanda Iniciática, conectando os presentes às raízes culturais e espirituais.

A celebração começou com Mãe Leila dando as boas-vindas a todos que chegaram para prestar suas homenagens a Dona 7 Encruzilhadas, uma entidade de grande respeito e força dentro da casa. Em sua saudação, Mãe Leila destacou o valor das tradições e explicou como deverão decorrer os trabalhos daquela noite, ressaltando a importância da união do pensamento positivo e da fé que marcam esses momentos de reencontro com as orientações espirituais.


Após as palavras iniciais de Mãe Leila, os filhos e amigos da casa foram designados até a encruzilhada, localizados em uma área de mata dentro do espaço sagrado da Ordem. A encruzilhada é um local de grande força e reverência, onde os rituais são realizados em conexão direta com a espiritualidade de Dona 7 e demais Entidades. Neste ponto, todos se uniram em pensamentos positivos, lagradecendo, louvando a presença da entidade e obtendo suas vitórias e proteção para as batalhas da vida.

Com a conclusão dos ritos na encruzilhada, o grupo se dirigiu em procissão para a frente da casa de Dona 7 Encruzilhadas, onde o ambiente se encheu de energia e devoção. Era o momento de agradecer, louvar e celebrar a entidade que, para muitos, é um guia e protetor nos caminhos espirituais. A presença de outras entidades, que também se manifestaram durante a celebração, foi recebida com cantos, danças e uma atmosfera de profunda gratidão e respeito.


A festa de Dona 7 Encruzilhadas na OCDE-DF reforçou a relevância da preservação das tradições afro religiosas em um contexto de desafios e resistência. Para os presentes, não foi apenas uma celebração, mas um espaço de fortalecimento da identidade e da memória ancestral, que é transmitido de geração em geração. A união de filhos e amigos da casa ao lado de Mãe Leila representa a continuidade de um legado que resiste ao tempo e às adversidades, mantendo viva a chama da religiosidade e da cultura afro-brasileira em Planaltina.

O evento marcou mais um capítulo na história da OICD-DF e de sua luta pela preservação dos saberes e práticas tradicionais. A celebração de Dona 7 Encruzilhadas é um exemplo do poder transformador que a fé e a união podem trazer, renovando as forças de todos os que participaram desta noite de louvor e devoção. Que os caminhos sejam sempre abertos e iluminados pelas vitórias de Dona 7 e demais entidades que ali se manifestaram, guiando e protegendo os que seguem sob sua orientação. Após as funçoes Sagradas os filhos da casa organizaram um churrasco em comemoração ao aniversário de Mãe Leila e filhos que também são aniversariantes do mês.













Contatos para informações de toques, giras e demais funções: (61) 99838-7254 - Mãe Leila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.