terça-feira, 9 de dezembro de 2014

FACES DA CULTURA DOGMATIZADA!

Tempos atrás uma Senadora lutou para que a música gospel fosse considerada um bem cultural, uma votação que aconteceu à toque de caixas dentro do Senado Federal. Após a aprovação de tal projeto de lei começaram surgir o Festival Promessas da Rede Globo entre outros e até a transferência de alguns cantores já decadentes no cenário artístico para o segmento Gospel dizendo-se convertidos, entre eles uma banda estilo brega lá do Pará cuja vocalista que antes tinha apoio de homossexuais começou a combatê-los, sem falarmos de vários outros nomes artísticos que simplesmente usaram a conversão para o segmento gospel como um trampolim para reativarem seus nomes até então esquecidos, todos de olhos nas verbas polpudas do Ministério da Cultura para financiamento de projetos culturais. Com tal projeto também aumentaram o número de gravadoras e artistas como em um passe de mágica. Mas minha fala tem um objetivo de buscar um esclarecimento, estamos vendo ultimamente a Rede Globo nos bombardear com a propaganda do seu "Festival Promessas", minha pergunta se dirige especialmente aos trabalhadores da Cultura no DF que amargam um dos maiores calotes na história do DF: QUEM ESTÁ PAGANDO O CACHÊ DOS ARTISTAS QUE SE APRESENTARÃO NO TAL FESTIVAL? SERÁ QUE HAVERÁ ATRASOS? E COMO SE DÁ O CRONOGRAMA DO PAGAMENTO? TERIAM ALGUMAS PESSOAS O DIREITO DE RECEBER ANTES DELES, MAS FICARÃO PRA TRÁS DEVIDO A INFLUENCIA DA REDE GLOBO?
ACONSELHO À TODOS A FICARMOS DE OLHOS BEM ABERTOS, POIS PODEREMOS TER ALGUMAS SURPRESAS AÍ!
OBS. O PROJETO DE LEI FOI APRESENTADO NA CÂMARA PELO ENTÃO DEPUTADO FEDERAL RODOVALHO ( PROPRIETÁRIO DA SARA NOSSA TERRA) COINCIDENTEMENTE O FESTIVAL PROMESSAS SERÁ REALIZADO NO ARENA HALL DE PROPRIEDADE DO MESMO. NO LINK O PROJETO DE LEI.
http://legis.senado.leg.br/…/index.html;jsessionid=6BFBF791…
Título
Música `gospel` é reconhecida como manifestação cultural para receber benefícios
Data de apresentação
10/01/2012 15:11
Texto
A música gospel já é reconhecida como manifestação cultural para fins de recebimento de benefícios pela Lei Rouanet. A formalização da condição consta da Lei 12.590/2012, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10).
O reconhecimento da música gospel foi proposto no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 27/2009, do ex-deputado Rodovalho, aprovado no Plenário do Senado em dezembro passado. Na justificação do projeto, o autor destacou que a música gospel, oriunda da tradição norte-americana, tem se disseminado no Brasil, em eventos de grande porte com grande participação de jovens.
A nova lei introduz artigo na Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) reconhecendo como manifestação cultural "a música gospel e os eventos a ela relacionados exceto aqueles promovidos por igrejas". O dispositivo permite que pessoas e entidades que lidam com esse estilo possam receber apoio financeiro de empresas por meio de mecanismos de incentivo.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.