quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CARTA À COMUNIDADE AFRO RELIGIOSA DE BRASÍLIA E ENTORNO

Em virtude dos últimos acontecimentos, os membros da chapa 2, que foi concorrente a diretoria da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno - FEUCABE, perante aos Òrísás, Inkisses, Voduns, Guias e demais Entidades, vem esclarecer para a comunidade afro religiosa de Brasília e Entorno que:

Fomos vítimas de um ardil armado pelo candidato a presidente da chapa 1 e a atual presidente da Federação.

Após recorrentes tentativas de desestabilização do processo eleitoral e manipulação indevida de ações com o objetivo de beneficiar a chapa 1, a atual presidente em uma atitude de interesse pessoal decidiu por adiar mais uma vez a data da eleição para a nova diretoria da Federação.

A primeira data da eleição estava marcada para o dia 28 de novembro de 2010, sendo transferida num primeiro momento para o dia 19 de dezembro. Ao sabermos da intenção da presidente em tentar mais uma vez o adiamento da data para o dia 30 janeiro de 2011, com fortes indícios de uma renegociação de data para março, nós da chapa 2 nos reunimos com a atual presidente para obtermos esclarecimentos da mesma sob os fatos.

Na reunião obtivemos o compromisso da atual presidente em manter a data de 19 de dezembro, bem como a mudança do local de votação para região central de Brasília, devido à distância da atual sede da Federação, o que impossibilitaria o exercício de voto de muitos dos afiliados.

Para nossa grande surpresa, no dia seguinte soubemos que a presidente apresentou um pedido de impugnação de ambas as chapas, com alegações absurdas, desrespeitando o acordo realizado em sua própria casa com os membros da chapa 2, na presença de pai Jorge de Oxalá, membro da chapa 1 como candidato a tesoureiro. Tal ofício foi aceito pela maioria dos integrantes da comissão de eleição, com exceção de Michael Felix e Fábio Araújo, que repudiaram tal atitude.

Fato é que a presidente está se fiando no candidato da chapa 1 para o pagamento de dívidas da FEUCABE, assumidas pelo mesmo, segundo documento lavrado em cartório, com datas fixas para efetuação dos mesmos. A nossa impressão é de que a mesma tenha entregado a organização da Festa de Iemonjá da Prainha no dia 31 de dezembro para o candidato a presidente da outra chapa, para obtenção de benefícios próprios.

Estranhamos tal atitude, pois a Federação se encontra hoje inadimplente perante a órgãos governamentais justamente por falhas na prestação de contas no período sob a gestão de projetos de Ribamar Fernandes Veleda, então diretor de projetos da FEUCABE.

Diante do exposto, entendemos que a comunidade precisa e deve tomar com urgência medidas com o objetivo de levantar situações que estão ocorrendo dentro de nossa Federação, pois acreditamos que há muitas situações indigestas e de extrema gravidade ocorrendo dentro de nosso órgão representativo, que colocará toda a comunidade afrorreligiosa de Brasília e Entorno em situação de extremo descrédito perante a comunidade.

Está na hora dos filiados tomarem pé da situação e tomar para si o controle da Federação.

Desta forma, devido às situações aqui denunciadas, nós diretores que compúnhamos a Chapa 2, que até então fazíamos parte da atual diretoria executiva da FEUCABE, decidimos que: por não concordarmos com o que aqui foi apresentado e denunciado, estamos deixando a diretoria da FEUCABE, e nos colocamos veementemente contra as posições da atual presidente e sua total subserviência ao candidato a presidente da chapa 1.

Conclamamos a comunidade para que peça total abertura das contas e atos da atual diretoria da Federação e uma minuciosa averiguação de todos os contratos e parcerias firmados pela Federação, desde 2006.

“A DIGNIDADE DO POVO DE SANTO COMEÇA POR AÇÕES DIGNAS POR AQUELES QUE SE DIZEM POVO DO SANTO!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.