quinta-feira, 30 de julho de 2009

FOAFRO – Apoia a Federação de Candomblé e Umbanda do Distrito Federal e Entorno em reunião na TERRACAP

O FOAFRO em apoio à da Federação Espírita de Candomblé e Umbanda do Distrito Federal e Entorno participou da reunião com a TERRACAP para discutir as questões das derrubadas dos terreiros de Mãe Baiana e da invasão cometida por fiscais que se diziam se da TERRACAP com carros e coletes das empresa ao Terreiro de Umbanda de Mãe Vera no Plano Piloto. Outra questão discutida foi a não inclusão de templos de Religiões de Matriz Africana e Brasileira no projeto de lei que destinou 1.880 terrenos ao seguimento católico e evangélico. A reunião estava marcada para as 15:00, devido a compromissos do presidente da TERRACAP fora transferida para as 16:00, devido ao atraso de mais de uma hora os presentes resolveram ir para o pátio em frente ao prédio da empresa e começaram a cantar para os Orixás, utilizando inclusive o som do carro de uma presente a reunião. Coincidência ou não logo após iniciarem as cantigas o presidente da empresa apareceu e resolveu começar a reunião. Após a mensagem de boas vindas do presidente da Terracap - Antônio Gomes,foi dada a palavra à presidente da Federação, Mãe Marinalva que começou suas palavras louvando a Sangô já que o dia era uma quarta-feira dia do Orixá da Justiça. Mãe Marinalva relatou as agressões sofridas por Mãe Baiana e Mãe Vera bem como a necessidade da TERRACAP também contemplar as Religiões de Matriz Africana e Brasileira em suas ações em que visem beneficiar templos religiosos. A Dep Distrital Érika Kokay também presente ao evento e que por diversas vezes tem sido a porta-voz do seguimento religioso nas Câmara Distrital de Brasília, no uso de sua palavra destacou a importância de tal seguimento e da necessidade de que o estado aja com mais justiça para com os afro-religiosos e com os umbandistas. Pai Alexandre de Oxalá representando o FOAFRO destacou que não estávamos alí apenas contra a intolerância e que também não estávamos querendo se tolerados mais sim respeitados. Pai alexandre também convidou o Pres. da Terracap para estar na próxima reunião do Fórum para que conhecesse nossos objetivos. Um dos momentos mais marcantes da reunião foi o relato de Mãe Baiana levando inclusive alguns presentes ao choro, tal a emoção com que tomou suas palavras o auditório daquela entidade. O presidente da TERRACAP, abriu a palavra a todos que quisessem se manifestar dando uma boa oportunidade aos presentes para tirarem suas dúvidas e colocar suas opiniões. Abaixo fotos do encontro.














































6 comentários:

  1. Olá,
    Estou precisando de ajuda para encontrar registro de um centro espirita que existiu na decada de 70 em Brasilia-Sobradinho gostaria de saber se vocês desse blog podem me ajudar, preciso buscar minha historia para dar seguimento as minha obrigações.
    Caso possa me ajudar favor enviar e-mail para cilenebprado@hotmail.com
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. oi como posso falar de uma pessoa que finge receber entidade e nao recebe e faz coisas absurda e diz que tem certificado para isso ...por favor entre em contato comigo meu nome e luciana 019-92638629 obrigadooo

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, nem sei se esse é o caminho certo para tirar uma duvida, mas aí vai:

    Pertenço a um terreiro de Camdonble, filiado tudo certinho, mas gostaria de deixar esse terreiro e a unica coisa que me incomoda é o fato deu não ser feita, sou burizada a 20 anos já e não gostaria de deixar meu EBÁ e meus ASSENTAMENTOS DE ESQUERDA lá, pois paguei por eles, são meus e o terreiro não entrega pelo fato deu não ser feita no santo, então, por favor me respondam existe alguma LEI dentro da FEDERAÇÃO que me proteja?
    Desde de já agradeço,

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde.

    Veja só em primeiro é triste vermos tais situações, mas entendo acima de tudo a questão do ser huamano precisar seguir caminho e evoluir. O que mais me deixou intrigado é o fato de vc ser Oborizada por mais de 20 anos e a direção da casa não ter tido um tratamento a altura do que vc precisa, se não não estaia querndo deixar o ilê certo?!
    Vamos ao fato:
    O fato de vc pertencer, frequentar uma cas não quer dizer que vc seja propriedade da mesma.
    Vc tem sim todo o direito de pegar o que é seu para seguir o caminho que melhor lhe aprouver.
    O que vc ´pagou é pelos simbolos e utensílios que representam seus Orixás, ou Esús disse que representam pois eles estão na realidade em seu orí (cabeça), onde quer que vc vá sempre estarão contigo e não presos em um utensílio de barro ou porcelana.
    Casa alguma tem o direito de lhe cercear o direito nato de ir e vir, e se vc pagou pelo que vc deixou lá como representatividade de seus Orixás vc tem sim o direito de solicitar o que lhe pertence a´te porque pagou por eles e mesmo que não houvesse pago mas a partir do momento que lhe foi dito que era seu e caberia a vc zelar e cuidar do mesmo então é de sua inteira responsabilidade o que fará com eles. Ou seja direigente nenhum tem o direito de lhe impedir isso, com o a possibilidade de cair no crime de privação do direito de ir e vir.
    O que aconselho
    Que tente uma conversa amigável com o responsável pela casa. Caso não consiga dirija à Federação ou mesmo compareça a uma de nossas reuniões do FOAFRO - DF para que vc possa relatar seu caso e ajudarmos no que for possível.
    --
    Luiz Alves
    (61) 8131-1289
    www.onibode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi boa noite, e com muito sentimento que eu entro em contato c/ vcs da federaçao de Brasilia pois eu acredito muito na força das entidades e as respeito muito , mas de uns meses para ca minha mae teve um problema de saude, e eu fui a procura de uma mae de santo que atende pelo nome de Rita borges que mora no paranoa, fui attras dela p/ procurar ajuda , primeiro para a cura da minha mae e segundo para resolver um problema sentimenta, ela me pediu horores de dinheiro p/ poder fazer os trabalhos, assim dizendo ela que nao cobrava trabalhos, comecei atender no paranoa todas as quintase ate aos domingos, para poder paga, la, resumindo a minha historia ela nao resolveu nada pelo contrario fechou as portas do meu comercio mais ainda, trabalho com salao de beleza e o meu dinheiro ,ela toda vez queria que eu fosse para la p/ arrumar ela e a filha dela , dizendo ela que e mae de santo da federaçao tudo dela e a federaçao no meio, tenho certeza que ela usa a o nome da federaçao para se dar bem as custas dos outros e com isso fica lesando as pessoas e usando de ma fe, so meu ela levou uns 1.500 reai estou fazendo essa denuncia po0r que me sinto lezada e enganada por ela mae rita , tenho certeza que ela ja fez isso c/ outras clientes, para que isso nao aconteça peço encarecidamente que vcs entre em contato comigo p/ saber se ela e realmente da federaçao , p/ que ela nao engane mais ninguem como eu fiu enganada, ela estar querendo montar um centro de cultura cigana no paranoa ou em planaltina, visando ganhar dinheiro com as suas picaretagens, meu nome e julhiana nabes, meu telefone p/ contatoe 339998585 ou 92393693, sei que ezite pessoas serias que realmente se enteressa pelos problem,as das pessoa sofridas, mas que por conta de pessoas como a dona Rita faz com que fiquemos descrente da religiao desde de ja agradeço pela atençao

    ResponderExcluir
  6. Como posso saber se uma casa de santo tem registro para funcionamento.Se me sentir lesada, reclamo onde?

    ResponderExcluir

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.