quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Mestre dos Livros: Rubens Borba de Moraes.


Brasília: Briquet de Lemos / Livros
2007.
129 p.

Suelena Pinto Bandeira conta neste livro um pouco da vida profissional de Rubens Borba de Moraes, o primeiro bibliotecário, bibliógrafo e bibliófilo brasileiro a alcançar reconhecimento internacional.
Como bibliotecário Rubens Borba deixou a marca de sua presença na reforma organizacional e na construção do edifício da hoje Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. E também nos anos de curta mas profícua gestão da Biblioteca Nacional. Sua presença à frente da biblioteca das Nações Unidas, em Nova York, é outra demonstração do reconhecimento de sua capacidade.
Como bibliógrafo, atividade que foi a conseqüência natural de sua paixão de bibliófilo e de seu incansável afã de estudar o Brasil e compreendê-lo, legou-nos o monumento de competência e erudição que é a Bibliographia brasiliana, além do até hoje útil Manual bibliográfico de estudos brasileiros, que coordenou junto com o brasilianista William Berrien.
Depois de passar a vida de estudante na França e na Suíça, Rubens reencontrou-se com o Brasil, no momento em que começavam a se galvanizar as forças que dariam impulso ao modernismo brasileiro. Isso é comprovado pela sua participação na Semana de Arte Moderna, na Revolução Constitucionalista, na organização e direção de coleções dedicadas aos estudos brasileiros, ao seu trabalho de educador de bibliotecários. E jamais perdeu o impulso de se envolver e participar, com os instrumentos de seu saber, no desenvolvimento da cultura brasileira. Rubens Borba encontra neste livro de Suelena Pinto Bandeira o primeiro esforço de organização de sua biografia.

Suelena Pinto Bandeira é bibliotecária, formada pela Universidade de Brasília. Trabalhou no Ministério das Minas e Energia, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (ibict) e na Câmara dos Deputados. Fez mestrado em planejamento de sistemas de informação na Universidade de Brasília, onde apresentou a dissertação A paixão que vem dos livros: um estudo biográfico sobre Rubens Borba de Moraes, agora transformada neste livro.
O lançamento será no dia 29 de outubro