sexta-feira, 29 de junho de 2007

Projeto prevê alimentação especial para estudantes diabéticos na rede pública


A deputada federal Janete Rocha Pietá (PT/SP) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de alimentação especial na merenda de estudantes da rede pública de ensino que tenham diabetes tipo 1. A doença, causada pela ausência total, parcial ou pela quantidade insuficiente de insulina produzida pelo pâncreas, acomete uma em cada 2.500 crianças com idade inferior a cinco anos, e uma em cada 300 pessoas abaixo dos 18 anos.
Pelo projeto, a merenda adaptada deverá seguir receituário médico e de nutricionistas, aos quais caberá a supervisão do uso dos alimentos. “A nutrição de nossas crianças também deve ser preocupação do governo. Uma alimentação adequada evita que a doença se agrave, e, por falta de saúde, a criança deixe de freqüentar normalmente as aulas”, explica Janete.
O projeto foi originalmente proposto pelo deputado Carlos Nader em 2004, tendo parecer aprovado por unanimidade na Comissão de Educação e Cultura da Câmara. “A iniciativa ficou parada e retomá-la, além de mostrar preocupação com nossos jovens, é uma forma de homenageá-lo pela preocupação que dedicou às crianças brasileiras, em especial àquelas com maior necessidade de atenção”, afirma a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opnião para que possamos melhorar nosso trabalho.